. . Um salve às vozes do Brasil

A independência da nação se faz diariamente no compromisso com o país.

No dia da independência do Brasil, saudamos a multiplicidade mestiça das vozes que formam os tons do nosso país. De sul a norte, o colorido de nosso povo canta a invenção de ritmos festivos, e hoje homenageamos a Bossa Nova. O gênero musical surgiu em meados dos anos 50, no Rio de Janeiro, pelas criações de João Gilberto, Vinícius de Moraes e Tom Jobim, que juntaram a lírica do samba ao ritmo do jazz.

Nessa época, o Brasil vivia um ciclo desenvolvimentista de intensas transformações políticas, econômicas, culturais e sociais. Em meio ao processo de industrialização e urbanização do país no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), sempre lembrado pelo seu Plano de Metas e pelo lema “cinquenta anos em cinco”, João Gilberto lança o disco “Chega de Saudade” em formato 78rpm. Esse, que é considerado por muitos como o início oficial do estilo, influenciou posteriormente grandes nomes da música nacional como Gilberto GilCaetano VelosoChico BuarqueMilton NascimentoEdu LoboFrancis HimeRoberto CarlosJorge Ben JorPaulinho da Viola, entre outros.

 

Em 1981, João Gilberto, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Caetano Veloso lançam o disco Brasil. Esse disco começa com a música Aquarela do Brasil de Ary Barroso e é uma aposta de otimismo para a nação. Sugerimos aos leitores que aproveitem o feriado desfrutando da mistura de gêneros, estilos e culturas que constrói nosso lindo Brasil.

 

 




Siga-nos no Twitter!