RENDA FIXA

A modalidade de investimentos da renda fixa se caracteriza pela compra de títulos emitidos por um banco, por uma financeira,  por uma empresa (títulos privados) ou pelo Governo Federal (títulos públicos). Eles têm características, riscos, prazos e retornos diferentes, além de poderem ter sua rentabilidade pré ou pós-fixada. Em quase todas as vezes, a rentabilidade de um título de renda fixa depende do tempo que o dinheiro fica nele investido. Sendo assim, aplicações de longo prazo tendem a oferecer um retorno maior.

Entre as características que diferenciam esta modalidade da compra e venda de ações está a definição preestabelecida da remuneração, do prazo e da liquidez, não sendo estas sujeitas às variações do mercado secundário – caracterizando a renda fixa como um modelo de investimento seguro e relativamente previsível. A remuneração das aplicações em renda fixa pode ser tanto pré ou pós-fixada. Outra diferença em relação ao mercado de renda variável é que quando se investe em renda fixa o aplicador está emprestando seu dinheiro a uma instituição bancária ou financeira, enquanto que no mercado de ações, ele está entrando como sócio em alguma empresa.

VANTAGENS

flecha-geral   Caso seu título seja pré-fixado, é possível calcular com total precisão a rentabilidade dos seus investimentos

flecha-geral   Os investimentos em renda fixa têm alta liquidez, facilitando a  sua conversão por moeda corrente

flecha-geral   Alguns produtos são isentos de Imposto de Renda

flecha-geral   Os investimentos de até R$ 250 mil têm garantia de segurança pelo FGC

flecha-geral   Em geral, são operações de baixo risco