OPÇÕES

O investimento em opções é um dos mais populares do chamado Mercado de Derivativos. Entre os benefícios buscados com a operação de Opções estão a proteção do capital de oscilações de preço e a possibilidade de ganhar mais sem aumentar o capital investido. Os derivativos são contratos que derivam a maior parte de seu valor de um ativo subjacente, taxa de referência ou índice. O ativo subjacente pode ser físico (café, ouro, etc.) ou financeiro (ações, taxas de juros, etc.), negociado no mercado à vista ou não (é possível construir um derivativo sobre outro derivativo).

Os derivativos, em geral, são negociados sob a forma de contratos padronizados, isto é, previamente especificados (quantidade, qualidade, prazo de liquidação e forma de cotação do ativo-objeto sobre os quais se efetuam as negociações). Isso ocorre em mercados organizados, com o fim de proporcionar aos agentes econômicos oportunidades para a realização de operações, as quais viabilizam a transferência de risco das flutuações de preços de ativos e de variáveis macroeconômicas.

No mercado de opções, negocia-se o direito de comprar ou de vender um bem por um preço fixo numa data futura. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor. Este prêmio não é o preço do bem, mas apenas um valor pago para ter a opção (possibilidade) de comprar ou vender o referido bem em uma data futura por um preço previamente acordado. O comprador das opções é chamado de titular. Já o vendedor do direito, que passa a ter a obrigação de entregar a quantidade de ações-objeto ao preço preestabelecido, é chamado de lançador.

O investimento em opções pode servir para dar maior segurança a carteiras de ações, protegendo-as de grandes variações. Em função de seu elevado componente de variação, esse tipo de alocação pode ser interessante para diversificação da carteira de investimentos, possibilitando altos níveis de rentabilidade. As transações no mercado de opções podem ser realizadas tanto pela mesa de ações, com acompanhamento da nossa equipe especializada, quanto pelo Home Broker.

ATENÇÃO: Aplicações em opções são um investimento de risco devido à sua complexidade e à alta volatilidade de valores no mercado. Confira aqui uma seção destinada exclusivamente às opções e suas particularidades de investimento.

Cadastre-se para ter acesso a nossos serviços de compra e venda de opções