CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título emitido por bancos e vendido a investidores para captar recursos. Sua rentabilidade pode ser definida como pré e pós fixada, indexadas ao CDI, IPCA e IGPM. É uma das alterativas de renda fixa mais conhecidas no Brasil. Entre as vantagens, está a facilidade de aplicação, os prazos diversificados, e o risco atrelado às instituições financeiros. Também podem ter retornos pré ou pós-fixados. Entre o custo ao investidor está o IOF e o Imposto de Renda sobre os ganhos retidos na fonte. Conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Perfil do Investidor: ideal para investidores de perfil conservador, mas que desejam obter rendimentos superiores aos da poupança Risco de Crédito: bastante baixo em função de o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garantir até R$ 250 mil do total de créditos elegíveis contra o emissor.
Investimento Mínimo Inicial: varia conforme o emissor dos CDB. Custos: Sem custos operacionais nem taxa de custódia.

A alíquota de imposto para esse tipo de aplicação opera de forma regressiva – diminuindo conforme aumenta o tempo de aplicação. Confira abaixo como são distribuídas as bandas de cobrança:

flecha-geral   0 a 180 dias – 22,50%

flecha-geral   181 a 360 dias – 20,00%

flecha-geral   361 a 720 dias – 17,50%

flecha-geral   Acima de 720 dias – 15,00%

 

Cadastre-se e invista no CDB com a Geral Investimentos

 
Especificações
CDB, LCI e LCA contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a devolução do principal investido acrescido de juros referente aos rendimentos, na hipótese da incapacidade de pagamento da instituição financeira, de até R$ 250 mil. Os riscos da operação com títulos de renda fixa estão na capacidade do emissor (empresa ou instituições financeiras, em se tratando de títulos privados) honrar a dívida (risco de crédito); na impossibilidade de venda do título ou na ausência de investidores interessados em adquiri-lo (risco de liquidez); e na possibilidade de variação da taxa de juros e dos indexadores (risco de mercado). Para os títulos privados, o risco de mercado inclui, ainda, o chamado prêmio do risco, que é aquele inerente à capacidade de pagamento do emissor do título. Muito importante a adequada compreensão da natureza, forma de rentabilidade e riscos dos títulos de renda fixa antes da sua aquisição. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.