. . Selic via a 5,25% ao ano

O quarto aumento da taxa básica de juros promovido pelo Copom em 2021 levou a Selic para 5,25%. As justificativas principais são a evolução da variante Delta da Covid-19, adicionando risco à recuperação global, e o crescente risco de aumento da inflação nas economias centrais. O aumento foi de 1 ponto percentual em relação à última reunião

Em nota divulgada ao mercado logo após do anúncio da decisão, o Banco Central detalhou o cenário interno dando os seguintes destaques: 

  • Em relação à atividade econômica brasileira, os indicadores recentes continuam mostrando evolução positiva e não ensejam mudança relevante para o cenário prospectivo, o qual contempla recuperação robusta do crescimento econômico ao longo do segundo semestre;
  •  
  • A inflação ao consumidor continua se revelando persistente. Os últimos indicadores divulgados mostram composição mais desfavorável. Destacam-se a surpresa com o componente subjacente da inflação de serviços e a continuidade da pressão sobre bens industriais, causando elevação dos núcleos.
  •  
  • Também há novas pressões em componentes voláteis, como a possível elevação do adicional da bandeira tarifária e os novos aumentos nos preços de alimentos, ambos decorrentes de condições climáticas adversas. Em conjunto, esses fatores acarretam revisão significativa das projeções de curto prazo.

Leia o resumo da análise que pautou a decisão do BC aqui!




Siga-nos no Twitter!