. . Recuperação no 2º Trimestre: o retrato dos índices de confiança

Dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) referentes aos índices de confiança apurado no mês de junho reforçam as expectativas de retomada da economia brasileira em 2021. Há 11 semanas, o Boletim Focus apresenta uma perspectiva crescente para o PIB no ano. Na divulgação dessa segunda-feira, a expectativa era de 5,18%. 

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), do FVG IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), aponta para um aumento de 5,7 pontos mensais em junho, levando o índice para 93,8 pontos. Ou seja, se aproximando cada vez mais dos 100 pontos, que classificam como confiança de fato. Segundo o IBRE, a confiança do setor de serviços fechou o primeiro semestre em alta pela primeira vez desde o início da pandemia. 

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) também subiu no período. No mês de junho, ele subiu 2,0 pontos, passando para 95,9 pontos. Esse é o nível mais alto desde setembro de 2020. É o terceiro mês consecutivo que o ICOM tem alta. Esse resultados foi influenciado pela percepção do aumento do ritmo de vendas. 

Influenciam esse cenário o andamento do processo de vacinação, a redução de medidas restritivas e o avanço da confiança do consumidor. 

Outro índice que surpreendeu em junho foi o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), apurado pelo IBGE. O crescimento foi de 2,46% em junho, a maior taxa da série com desoneração da folha de pagamentos, iniciada em 2013. O resultado ficou 0,68 ponto percentual acima da taxa de maio (1,78%). As taxas apresentaram alta em todas as regiões, sobretudo no Sul (3,80%), puxada pela alta no Paraná (5,42%). O acumulado no ano foi de 11,38% e, nos últimos doze meses, de 20,92%. Em junho de 2020 o índice havia sido de 0,14%.




Siga-nos no Twitter!