. . O desempenho da bolsa em 2023
A alta na Bolsa de Valores registrada no final do ano que passou pode ser repetida neste 2024 ou chegar bem perto, caso não haja imprevistos, dizem especialistas. Após um primeiro semestre de desequilíbrio, dezembro teve quatro fechamentos consecutivos em máximas históricas. O Ibovespa, referência da B3, fechou em 22,28%, seu melhor desempenho desde 2019, graças a fatores internos e externos.
 
O mercado, sempre movido por expectativas, reagiu positivamente ao compromisso do governo federal com as contas públicas e o início do ciclo de corte de juros, segundo avaliação do presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (Ibef-RS), Odivan Cargnin. O clima de confiança, aliado ao anúncio do Federal Reserve (FED), dos EUA, sobre a possibilidade de corte de juros poderão ser aliados para o comportamento positivo.
 
No entanto, ainda é preciso consolidar o resultado das empresas, segundo o dirigente, e também o ciclo de queda de juros. O mercado estima que o ano termine com a Selic na casa dos 9%. “Os juros determinam o preço dos ativos mundo a fora. Ciclos de queda de juros geram riqueza. E o Brasil está adiantado nessa onda”, observa. O controle da inflação e o posicionamento do Brasil no exterior também podem contribuir para atração de investidores externos. 
 
Fonte: Jornal do Comércio 



Siga-nos no Twitter!