. . Dados americanos animam mercado brasileiro

O número de vagas de emprego disponíveis caiu ao menor nível em dois anos nos Estados Unidos. Mercado de trabalho menos aquecido modera o crescimento salarial e a inflação, o que ajuda a segurar novos aumentos de juros. O destaque e conteúdo é feito pelo site Bora Investir da B3. 

A abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos (EUA) desacelerou em julho ao menor nível em dois anos. O resultado aponta para um reequilíbrio do mercado de trabalho americano, que tem pressionado a inflação e o aperto monetário no país.

As vagas disponíveis caíram para 8,83 milhões no mês passado, ante 9,17 milhões em junho, segundo o relatório Jolts, publicado nesta terça-feira, 29/08, pelo Departamento do Trabalho do país. Esse é o sexto declínio nos últimos sete meses.

O número ficou abaixo da expectativa dos analistas, de 9,5 milhões de vagas, o que levou a taxa de abertura de postos de trabalho recuar de 5,5% para 5,3%. A queda foi puxada pelos serviços profissionais e empresariais, cuidados de saúde e no governo.

Impacto positivo para a inflação

O menor número de vagas, aliado ao aumento da participação na força de trabalho, deu um maior equilíbrio ao mercado de trabalho americano. Essa combinação, ajudou a moderar o crescimento dos salários, que tem impacto direto na demanda e na inflação.

Essa tendência aumenta as expectativas dos analistas de que o consumo mais baixo, traz um impacto positivo na inflação.

Economia dos EUA

A inflação americana nos últimos 12 meses tem desacelerado, mas ainda está em 3,2%, acima da meta de 2%.

Diante dessa pressão, em junho o BC americano elevou a taxa básica de juros para o maior patamar em 22 anos, no intervalo de 5,25% a 5,5% ao ano.

Se interessou? Leia mais aqui.

Fonte: Bora Investir da B3




Siga-nos no Twitter!