Copom reduz Selic para 12,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu a taxa Selic de 13,25% para 12,75% ao ano, menor patamar dos últimos 16 meses.

A queda já era esperada pelo mercado financeiro. Isso, porque no comunicado da reunião anterior, em agosto, o Copom havia sinalizando que poderia continuar reduzindo a Selic na “mesma magnitude” do corte adotado à época. 

Ao justificar a queda na Selic, o Copom afirmou que a economia do país está crescendo, embora o órgão espere uma desaceleração nos próximos trimestres. Ainda assim mais cortes na taxa são esperados, desde que a inflação fique sob controle.

Leia nota divulgada pelo Banco Central após o anúncio.

A Selic é a taxa básica de juros da economia. Trata-se do principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação.

O índice influencia todas as taxas de juros do país, como as dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Quando a inflação está alta, o BC eleva a Selic. Quando as estimativas para a inflação estão em linha com a meta estabelecida, o BC pode reduzir a Selic. 

Entenda mais aqui.

Repordução e Fonte: G1