. . Copom mantém Selic a 6,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros, a Selic, em 6,50% ao ano. Com isso, a taxa permaneceu no nível mais baixo da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996. A última decisão do ano era esperada pelos economistas do mercado financeiro. Esta foi a sexta vez consecutiva que o Copom não alterou os juros básicos da economia.

Ao justificar a decisão, em comunicado o BC afirma que a atividade econômica segue em recuperação gradual e, ao mesmo tempo, que as medidas de inflação subjacente estão em níveis “apropriados ou confortáveis, inclusive os componentes mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária”. Ao abordar os riscos para seu cenário básico, o BC voltou a listar três fatores principais, que atuam “em ambas as direções”.

Primeiro, o BC chamou a atenção para “o nível de ociosidade elevado” da economia, que “pode produzir trajetória prospectiva abaixo do esperado”. Neste caso específico, o comitê avaliou que “houve uma elevação do risco”. Em segundo lugar, o BC voltou a citar que “uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira pode afetar prêmios de risco e elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária”. Para o BC, este segundo risco se intensifica no caso de “deterioração do cenário externo para economias emergentes”. Esta deterioração no exterior é o terceiro risco considerado pela instituição. O BC, no entanto, afirmou que o segundo risco, ligado à frustração com as reformas, passou por “arrefecimento”. Ao mesmo tempo, a instituição voltou a afirmar que o segundo e o terceiro risco – este ligado ao exterior – possuem maior peso em seu balanço. 

Com informações doJornal do Comércio de Porto Alegre 




Siga-nos no Twitter!