. . Copom mantém Selic a 10,50% ao ano

Pela segunda vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 10,50% ao ano. A decisão foi unânime, segundo nota divulgada junto ao comunicado. 

Ao permanecer em 10,50% ao ano, a taxa segue no menor nível desde fevereiro de 2022, quando estava em 9,25% ao ano, mas depois subiu. A Selic estava em 13,75% ao ano em julho do ano passado. Em agosto, o Banco Central deu início a um ciclo de cortes, mas esses recuos foram interrompidos na última reunião do Copom, em junho, por unanimidade.

O Banco Central voltou a citar que as contas públicas têm impacto nas decisões sobre os juros no país. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a meta de déficit zero nesse ano e em 2025. Mas há receio no mercado sobre a viabilidade desse objetivo.

“O Comitê reafirma que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida contribui para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, impactando consequentemente a política monetária”, diz o comunicado.

O texto menciona ainda as incertezas externas e o aquecimento do mercado de trabalho no país.

Fonte: G1

 




Siga-nos no Twitter!