. . Copom eleva Selic para 11,75%

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou, por unanimidade, os juros básicos. O aumento foi de 1,0 ponto percentual e levou a Taxa Selic para 11,75%. O movimento de alta começou exatamente em março do ano passado.

Este é o maior patamar da taxa em 5 anos, desde abril de 2017, quando ela chegou a 12,25%. E segundo perspectivas, deve ser ultrapassado, já que o patamar atual ainda é inferior à expectativa dos agentes econômicos divulgada no último Boletim Focus, que apontaram uma Selic a 12,75% até o final de 2022. 

Em comunicado publicado após a reunião que terminou nessa quarta-feira, o Copom reafirmou o risco do cenário inflacionário, e seu compromisso com esta decisão:

“O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos-calendário de 2022 e, principalmente, o de 2023. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.” 

Leia o comunicado completo!




Siga-nos no Twitter!