. . Anbima divulga Raio X do Investidor

A quarta edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro ganha caráter único em função do período que retrata. O ano de 2020 foi marcado pela pandemia de coronavírus, que mudou o mundo, com impacto sobre os negócios e a dinâmica de consumo e renda, entre tantos outros aspectos. Soma-se a isso o ambiente de juros baixos que prevaleceu ao longo de todo ano.

A pandemia mudou os hábitos das pessoas, provocou perda de renda para parte da população e levou outra parcela a gastar menos. Em 2020, o número de investidores caiu pela primeira vez desde que a pesquisa é feita. O recuo foi puxado pela saída da classe C. Também pela primeira vez a poupança perdeu adeptos, enquanto todos os outros produtos financeiros foram mais utilizados.

O Raio X do Investidor Brasileiro é um estudo feito pela Associação Brasileira de Entidades do Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha. A seguir, você conhece a pesquisa com os principais dados de 2020, coletados entre novembro e dezembro por meio de 3.408 entrevistas, abrangendo as cinco regiões do Brasil.

Quem é o investidor brasileiro

No total da amostra da população brasileira, encontramos pessoas que investem em produtos financeiros e outra parcela que direciona recursos para imóveis, estudos ou negócio próprio. Para efeito deste levantamento, foi isolada a população que investe em produtos financeiros. É a partir dela que é traçado o perfil do investidor, que corresponde a 40% da amostra.

Veja o resumo do perfil no quadro abaixo a seguir:

Raio X do Investidor – Relatório Completo

 




Siga-nos no Twitter!