. . O PIX chegou

Desde segunda, 05 de outubro, os bancos brasileiros começaram a fazer o cadastro dos clientes para aderir ao PIX: uma nova forma de pagamento e transferência de dinheiro. 

O PIX é uma alternativa, mais rápida e barata, de transferir dinheiro entre contas e bancos, e uma forma de fazer pagamento, que se soma ao boleto bancário.

Até agora, era possível usar DOC ou TED para fazer transferências e pagamentos, mas essas modalidades têm um custo maior ao cliente (cerca de R$10,00 por operação). O PIX custará centavos. Nessas modalidades, o dinheiro pode demorar até 24 horas para ser transferido. Com o PIX, leva 10 segundos. Além disso, a operação não fica restrita a dias úteis. Ela acontece nos finais de semana e feriado.

O PIX poderá ser usado, oficialmente, no dia 16 de novembro. Mas o início das operações depende, na verdade, de cada um dos bancos. E o uso dependerá da criação de uma senha, chamada “chave pix”. Ela substituirá a necessidade de colocar todas aquelas informações necessárias na hora de fazer, por exemplo, uma transferência. Entre elas o CPF e dados bancários. 

O Banco Central do Brasil preparou uma página completa sobre o PIX.

Leia aqui!

E, acompanhe, aqui n Blog da Geral Investimentos, novas postagens sobre o uso do PIX.

 

 




Siga-nos no Twitter!