RISCOS DE MERCADO – OPÇÕES

O mercado de opções apresenta alguns riscos – em especial os abaixo destacados – dos quais os investidores devem estar conscientes. Por exemplo, a alavancagem significativa proporcionada pelas opções pode gerar ganhos substanciais sobre uma pequena quantia de capital investido, mas também grandes prejuízos.

Além desses riscos específicos, o investidor em opções está igualmente sujeito às forças mais gerais que regem a oferta e a demanda, e aos riscos associados ao ativo-objeto. As ordens para o mercado de opções deverão ser feitas, exclusivamente, pelos canais tradicionais, diretamente a mesa de ações da Corretora.

RISCOS ESPECÍFICOS DO MERCADO DE OPÇÕES:

Risco do Titular (Comprador) da Opção de Compra

O risco do titular de uma opção está limitado ao valor pago pelas opções (o prêmio). No entanto, é necessário que o investidor esteja consciente de que poderá perder até a totalidade de seu investimento, se o comportamento do preço a vista, após a aquisição das opções e até o seu vencimento, não for favorável à sua posição (as opções são válidas apenas por determinado período, ao final do qual expiram).

Opções de Compra que “Viram Pó”

Se no vencimento das opções de compra o preço a vista do papel for inferior ao seu preço de exercício, não será vantajoso para o investidor que a possui (o titular) exerce-la. Como as opções expiram (perdem a validade) na data de vencimento, elas também não terão qualquer valor de negociação, pois não existirão investidores interessados em compra-las.

No jargão de mercado, terão “virado pó”. Para o titular das opções de compra nessa condição, isso significa que ele perdeu integralmente o investimento que fez para adquiri-las (o prêmio pago).

Risco na Venda a Descoberto (Lançamento de Opções de Compra)

O lançamento de opções de compra a descoberto, ou seja, o recebimento de uma quantia em dinheiro (o prêmio) para assumir o compromisso de vender ações, que o investidor não possui, é uma estratégia que envolve elevado grau de risco, ou melhor dizendo, um risco ilimitado.

Veja o porquê:

O titular dessa opção (o investidor que pagou o prêmio para o lançador assumir o compromisso de vender o ativo-objeto, ao preço de exercício, caso ele resolva exercer o direito de compra) somente vai exercê-la se isso for interessante para ele, ou seja, se o preço a vista do papel for superior ao preço de exercício da opção. Para o lançador a descoberto (o investidor que recebeu o prêmio, assumindo o compromisso de vender o papel pelo preço de exercício, caso titular da opção resolva exercer o seu direito de compra), isso significa que ele será obrigado a adquirir as ações no mercado a vista para entrega-las pelo preço de exercício. A partir do momento em que a diferença entre o preço a vista e o de exercício for maior que o prêmio recebido, o lançador estará incorrendo em prejuízo, que aumentará de acordo com a valorização da cotação a vista. Além disso, durante toda a vigência de sua posição, o lançador a descoberto estará obrigado a depositar garantias para cobrir os prejuízos potenciais da operação, cujo valor é calculado diariamente.

Prazo de Expiração das Opções

O investidor que adquire uma opção (o titular) deve estar consciente de que seu direito de exerce-la é válido apenas durante seu período de vigência. Após a data de vencimento, a opção expira, perdendo totalmente sua validade.

Na BOVESPA o exercício da opção não é automático, ele deve ser solicitado pelo titular da opção à sua Corretora.

Isso significa, que mesmo nos casos em que o exercício é claramente vantajoso para o titular, ele somente ocorrerá se for comandado pela Corretora, atendendo instruções recebidas do titular.

Na hipótese de um titular, nessas condições, deixar de solicitar o exercício, opção vai expirar e o investidor, além de não ter se aproveitado de uma situação vantajosa, ainda perderá integralmente o prêmio pago quando da aquisição das opções.

Identificação das Opções (Código de Negociação)

No sistema de negociação da BOVESPA, as séries de opção autorizadas pela BOVESPA são identificadas pelo símbolo do ativo-objeto associado a uma letra e a um número. A letra identifica se é uma opção de compra ou de venda e o mês de vencimento (ver quadro abaixo), e o número indica um determinado preço de exercício:

Opção Vencimento
Compra Venda
A M Janeiro
B N Fevereiro
C O Março
D P Abril
E Q Maio
F R Junho
G S Julho
H T Agosto
I U Setembro
J V Outubro
K X Novembro
L Z Dezembro
EXEMPLOS:

PETR H18 – Opção de Compra sobre Petrobrás PN, com vencimento em agosto e preço de exercício de $ 180,00 por lote de mil ações*.

VALE V23 – Opção de Venda sobre Vale do Rio Doce PNA, com vencimento em outubro e preço de exercício de $ 30,00 por ação*.

(*) A identificação das séries autorizadas e seus respectivos preços de exercício são divulgadas diariamente pela BOVESPA.