. . Educação financeira e política pública

O G20 e o OCDE/INFE, rede da qual a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é membro, lançaram o Quadro de Competências Essenciais de Educação Financeira para Adultos.

O Quadro de Competências Essenciais foi desenvolvido em resposta a um chamado dos líderes do G20 em 2013. Trata-se de ferramenta de política para indicar competências essenciais de educação financeira para adultos, com foco em conhecimento, comportamento e atitudes.

A ferramenta destaca uma série de resultados de alfabetização financeira que podem ser considerados universalmente relevantes e importantes para sustentar ou melhorar o bem-estar financeiro na vida cotidiana.

Contém uma descrição de tipos de conhecimentos, úteis para adultos com 18 anos ou mais, que podem ajudá-los a alcançar o bem-estar financeiro.

O quadro pode ser usado para melhorar o desenho da estratégia nacional de educação financeira, identificar lacunas e criar ferramentas de avaliação e medição.

O material pode ser lido através de quatro abordagens:

  1. Dinheiro e transações;
  2. Planejamento e gestão financeira;
  3. Risco e recompensa;
  4. Cenário financeiro.

O quadro se baseia em trabalho específico da OCDE/INFE e em conclusões de estudos realizados pelo grupo, como o de educação financeira para poupança e investimento de longo prazo e o de grupos vulneráveis.

O principal objetivo é aprimorar o bem-estar financeiro na vida dos jovens e adultos hoje, sendo importante fonte de informação ao descrever os tipos de conhecimento úteis para pessoas com 18 anos ou mais, o que devem ser capazes de fazer e a confiança que apoiarão esse processo como um todo.

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