. . Viés positivo

As movimentações para aprovação da Reforma da Previdência, a redução constante nas expectativas do PIB brasileiro divulgada semanalmente no Boletim Focus e a manutenção do patamar recorde do Ibovespa parecem não fazerem referência a um mesmo cenário.


Mas são fatos que caracterizam o quadro atual da economia brasileira. A qual enfrenta uma das mais lentas recuperação da sua histórica. Assim já definiu, em diversas ocasiões, o economista-chefe da Geral Investimentos, Denilson Alencastro.


No entanto, na última apresentação interna de cenário realizada pela equipe da Geral Asset, a soma dos pontos positivos foi maior que os negativos.


Isso traz um viés positivo, enfatizado pela equipe da Asset. E é uma das justificativas para a sustentação da opinião deles de que a alta do Ibovespa apenas está começando.

Confira fatos positivos do cenário econômico detalhados por Alencastro no Panorama Econômico do mês de julho:


•O Comitê de Política Monetária (Copom) sinalizou a queda da taxa de juros condicionada a aprovação das reformas. Por isso, o mercado espera um recuo na SELIC já na reunião do final deste mês, em 31 de julho.


•O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu a meta da inflação para 2022 em 3,5%, abaixo do intervalo considerado hoje de 4,5% e 6,5%. Para 2019, trabalha-se com o piso de 4,5%.

• Apesar de alta e da fraca geração de vagas nos últimos meses, a taxa de desemprego recuou de 12,7% para 12,3% no último mês.

•Os indicadores de confiança subiram em julho. Porém, segue o pessimismo diante da fraca recuperação da economia brasileira. Assim como se mantém fraca a confiança do setor industrial.


•É positivo o acordo entre Mercosul e União Europeia, que prevê a redução de tarifas entre os blocos e maior abertura comercial.




Siga-nos no Twitter!