. . Selic a 4,5%

Na última reunião do ano, finalizada ontem, 11 de dezembro, o Comitê de Política Monetária (Copom), reduziu em mais 0,5 pontos percentuais a taxa básica de juros, levando a Selic a 4,5% ao ano

Este é o menor patamar já alcançado pela taxa no Brasil. O movimento de queda começou em menos de dois anos. E a sinalização, dada pelos integrantes do comitê, é de que há espaço para novo corte, em 2020, mas a trajetória de queda está próxima do fim.

A redução da Selic já provocou mudanças na alocação dos recursos no mercado financeiro. Promovendo uma busca por opções mais rentáveis e, portanto, mais arriscadas. Esse movimento pode ser visto nos números de captação e rentabilidade da indústria de fundos, através dos dados divulgados sistematicamente pela Anbima . E pelos números de investidores pessoa física na bolsa, que ultrapassou o 1,5 milhão na B3.

Nos Estados Unidos

A trajetória de corte nos juros americanos, por outro lado, já chegou ao fim. Pelo menos, por enquanto. Em comunicado no dia de ontem, o Banco Central americano, o FED, manteve a taxa de juros básica na faixa de 1,5% e 1,75%. A decisão não seguiu as últimas três reuniões, quando a taxa sofreu reduções.  




Siga-nos no Twitter!