. . Selic a 3%

A redução da taxa básica de juros ao nível mais baixo da história do Brasil – 3% ao ano – tem se repetido ao longo das últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). O sétimo corte aconteceu ontem, e foi da ordem de 0,75%, maior ainda do anterior.

A decisão foi motivada pelo agravamento do cenário de crise geral estimulado  pela pandemia do novo coronavírus. A intenção do Copom é de novos cortes, a fim de estimular uma resposta da economia a esse quadro. 

Na  visão do economista-chefe da Geral Asset, Denilson Alencastro, é compreensível a decisão do Copom diante da economia tão fraca. No entanto, vê dificuldades da atividade responder no curto prazo. E entende que a intenção na redução pode estar antevendo uma expectativa de piora ainda maior da economia.  

Em comunicado divulgado logo após a decisão, na noite de ontem, o Comitê elenca seis pontos que definem o cenário base para tal decisão. E destaca que perseverar o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para permitir a recuperação sustentável da economia.  




Siga-nos no Twitter!