. . Resultados ainda não refletem crise

Na segunda quinzena de abril as empresas de capital aberto começaram a divulgar seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2020 (1T20). Ainda pouco mais de metade das companhias divulgou seus números. No entanto, é possível ter uma ideia das perspectivas passadas pelas empresas.

E com base nisso, trazemos nossa percepção sobre perspectivas para o segundo trimestre (2T20), que será impactado pelos efeitos da COVID-19.

Bancos

Os quatro maiores do país (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) trouxeram seus números e chamou atenção à divergência entre a percepção da inadimplência futura.

Se por um lado o Santander praticamente não alterou seus provisionamentos, apesar de ter a carteira de crédito mais arriscada entre os quatro. O Itaú aumentou a reserva para perdas muito mais do que o esperado. O aspecto em comum entre todos é que claramente haverá um aumento na inadimplência nos próximos meses.

Nos pareceu que Banco do Brasil, Bradesco e Itaú preferiram “errar” pelo conservadorismo e ter seus lucros afetados agora, do que ser mais arrojado (como foi o Santander) e correr o risco de aumentar muito as provisões no 2T20.

Shoppings

No segmento de shoppings, baseados na Multiplan (única do setor que já fez a sua divulgação) vemos que o 2T20 será de uma queda muito forte nas receitas.

É sabido que as empresas do segmento deram descontos médios de 50% nos alugueis de abril, parcelando os pagamentos, e possivelmente darão de 100% nos próximos meses, até que o fluxo de pessoas seja retomado. Dada a natural concentração de pessoas que a operação gera, não acreditamos em uma abertura ampla das operações no curto prazo.

A reabertura desses empreendimentos é importante para as varejistas de vestuário, cuja maior parte das lojas fica justamente em shoppings. Essas empresas sofrerão muito no trimestre devido à forte queda nas vendas. As vendas online existem, mas respondem por muito pouco do resultado final das empresas.

Proteínas


Por fim, no segmento de proteínas saíram os dados da Minerva e as perspectivas para o setor são boas. A demanda segue muito aquecida, a China já reabriu os mercados e muitos produtores mundiais estarão em dificuldades. Dessa maneira, seguirá um forte desequilíbrio entre oferta e demanda, beneficiando os produtores brasileiros.

Como mencionado, no próximo mês traremos um panorama mais completo e adicionaremos os segmentos que faltaram nesse comentário.

Este conteúdo foi publicado na Carta do Gestor de Maio, escrita pela equipe de Gestão da Geral Asset. 




Siga-nos no Twitter!