. . Nova fase de consolidação da B3 traz mudanças

Nesta segunda, 28/08, entra em pleno funcionamento o Projeto de Integração da Pós-Negociação (IPN) da B3 (antiga BM&FBOVESPA).

Este projeto é uma iniciativa para a criação da câmara de compensação integrada, que consolidará as atividades das quatro “clearings” hoje existentes: ações e renda fixa privada, derivativos, câmbio e ativos. Com a criação de uma única câmara, passa a existir apenas um conjunto de processos operacionais e de regras, uma janela de liquidação e um único sistema de administração de risco e de garantias.

Neste novo cenário e operações, a integração das atividades de pós-negociação significará para a B3 um salto em termos de tecnologia e eficiência, ao proporcionar:

Maior eficiência na alocação de capital dos participantes;
Adoção de uma administração de risco comum a todos os mercados, que permite: visão unificada dos riscos de portfólio; definição de um modelo único de cálculo de margens; aperfeiçoamento das estruturas de garantias e salvaguardas; harmonização e integração dos modelos, processos, regulamentos e sistemas das quatro clearings.

A B3 lançou uma série de vídeos e conteúdos sobre o Projeto de Integração da Pós-Negociação (IPN), mostrando: seus benefícios, funcionamento das principais clearings no mundo, novo modelo de cálculo de risco (CORE) e desafios do projeto.

Confira aqui




Siga-nos no Twitter!