. . Ibovespa: retrospectiva e expectativas

O Ibovespa subiu novamente em novembro, estabelecendo novo recorde de fechamento diário (89.709 pontos) em 29/11. No final do mês o indicador fechou em 89.504 pontos, subindo 2,38% em relação a outubro, mas apresentou elevada volatilidade.

No ano, diferente de alguns pares mundiais que tiveram queda em 2018, o Ibovespa acumula elevação de 17,15% até novembro (ver tabela 1). No entanto, cabe destacar que a bolsa brasileira teve oscilações mensais bastante consideráveis nesse ano, sendo o resultado acumulado mais expressivo nos últimos três meses desde setembro, totalizando nesse período alta de 16,74%.

Para o futuro, com destaque para os próximos 12 meses, a nossa expectativa de cenário base é de melhora ainda gradual da economia brasileira, com inflação sob controle, abaixo ou muito próxima da meta e juros básicos mantidos em 6,5% ou com elevação marginal. Ademais, vai pesar no “humor do mercado”.

Na Carta do Gestor deste mês, a equipe de Gestão da Geral Investimentos faz uma retrospectiva sobre o desempenho da bolsa brasileira e uma análise sobre o futuro que se espera. Leia mais!




Siga-nos no Twitter!