. . Avaliação do 3º Trimestre de 2017

Com a chegada do mês de outubro, nossos analistas já conseguiram avaliar o desempenho do terceiro trimestre do ano de 2017 e, com isso, apontar possíveis caminhos para a economia. De forma geral, o período mostrou indicadores positivos para os investidores, tendo como destaques um cenário político mais ameno para o governo Temer e a manutenção da política monetária de redução da Selic.

Ainda assim, a atividade econômica propriamente dita caminha a passos lentos, mas já se espera um leve crescimento do PIB em 2017. A inflação baixa, cujos índices devem ficar abaixo do piso da meta, mostra espaço disponível para maiores reduções na taxa básica de juros. Economicamente, isso estimula um maior fluxo de capitais para investimentos (tanto em capital quanto em ações), auxiliando em paralelo no desempenho da Bolsa de Valores. Já é projetado por algumas agências que a taxa SELIC, ao final desse ano, estará abaixo dos 7% a.a..

Internacionalmente, os bancos centrais Norte-americano e Europeu seguem fornecendo liquidez ao mercado mundial, baixando o custo do dinheiro e deixando-o em alta disponibilidade para ser investido. Esse cenário é positivo pois o alto fluxo de investimentos estrangeiros estimula aperformance das ações e do mercado de capitais brasileiro. Em números,nesse trimestre o Ibovespa registrou alta na ordem de 18,35%, marcando a máxima histórica acima dos 76 mil pontos.

Veja aqui uma análise mais aprofundada na nossa Carta do Gestor, produzida mensalmente pelos analistas da Geral Investimentos.




Siga-nos no Twitter!